Nossas ações de sustentabilidade são guiadas por indicadores rigorosos, que nos permitem monitorar nosso progresso e medir nosso impacto ao longo do tempo.
A jornada da Rosset em direção à sustentabilidade começou em 1984, e ao longo dos anos.
Reconhecemos que a sustentabilidade é um compromisso contínuo que guia o futuro do nosso planeta e da nossa sociedade.
mil m²
empregos ativos
empregos registrados com condições seguras
100%
uso de substâncias químicas
não nocivas* na produção
*que não prejudicam a saúde e o meio-ambiente
consumo de água Kg/ produção total de tecido
consumo de energia elétrica por Kg
emissão de gás efeito estufa CO²
Estamos no dia a dia dos consumidores através de marcas nacionais e internacionais do segmento de praia, lingerie, esporte e moda.
Criamos produtos que melhoram a experiência do dia a dia das pessoas, combinando autenticidade, inovação e qualidade superior. Nossos tecidos, resultado de uma seleção minuciosa de matérias-primas, garantem durabilidade e excelência, atendendo às mais exigentes demandas da indústria têxtil.
Sr. Henrique funda uma fábrica de camisas no Bom Retiro.
Chega ao Brasil a 1ª máquina de Kettensthul da Rosset Group.
Sr. Henrique inaugura a sede na Barra Funda com o filho Ivo Rosset.
O Grupo Rosset adquire sua própria estamparia.
Construção da fábrica em Cumbica.
Sistema de tratamento de água coletada do Rio Tietê, tratada e devolvida limpa ao rio.
Adquire a Doutex, malharia de circular e ketten. Investimentos no Laboratório de Análise Química.
Recebe a mais importante certificação ambiental de atoxidade na produção têxtil: OEKO-TEX Standard 100.
Nova estação de tratamento de água.
Líder em malhas de poliamida com elastano das Américas.
A água utilizada em nosso processo industrial é captada com alto nível de poluição no rio Tietê, em São Paulo, e passa por rigorosos tratamentos de purificação.
Após tratada e purificada é utilizada no beneficiamento têxtil – geração de vapor, preparação, tingimento, acabamento e outro usos complementares. A água, após seu uso otimizado nos processos, passa pela estação de tratamento de efluentes, sendo devolvida limpa ao meio ambiente. Técnicas de beneficiamento têxtil, como tingimento e acabamento, são as principais utilizações.
Além disso, esta mesma água faz a refrigeração das unidades fabris e a geração de vapor, este usado como energia térmica. O ciclo da água é finalizado com o tratamento do efluente, devolvendo à rede coletora conforme parâmetros da legislação vigente.
-350%
consumo de
água kg/L
desde 1984
Nossos processos são pensados para reduzir o consumo de água por cada Kg que produzimos de tecido. Através do nosso laboratório de P&D desenvolvemos formulações químicas de tingimento, de alta tecnologia, que otimizam o uso de água na produção. Nosso parque fabril utiliza máquinas de tingimento de última geração que reduzem consumo de água.
Parte da água utilizada no processo industrial é reutilizada para o processo de tratamento e de tingimento.
• Menor emissão de gás efeito estufa
• Controle e redução de consumo de gás

Redução dos tempos de processo

Eliminação dos desperdícios

Maximização do uso por kWh/Kg

Uso de tecnologia
dos inversores de frequência

Uso de motores de alto rendimento que propiciam a eficiência energética
• Emprego de gás natural como matriz energética
• Sistemas de recuperação de calor
• Redução dos tempos de processo
• Isolamento térmico
• Redução de desperdícios
emissão de gás
efeito estufa CO²
A Rosset mantém práticas eficientes de redução de emissões de gases efeito estufa no meio ambiente, garantindo que os valores destas emissões estejam em conformidade com os padrões internacionais. Os gases efeito estufa são agravados pela queima de combustíveis fósseis na geração de calor.
Desde 1985, investimos na redução de consumo de calor nos processos e recuperamos energia térmica, diminuindo a queima de gás natural e, consequentemente, a emissão de CO².
Em 2024, equipamentos de última geração propiciaram menor consumo de gás por quilo que permitem a diminuição do CO² em 274 ton/Kg/ano.
Os resíduos sólidos, gerados em processo, são encaminhados para reciclagem ou tornam-se matéria-prima para outras indústrias.
• Eficácia na gestão de recursos e insumos
na cadeia produtiva
• Redução de resíduos sólidos
• Gestão e destino adequado de resíduos sólidos
O isopor proveniente das embalagens é encaminhado para empresas de produção e reciclagem.
Sendo assim, aplicado:
• Construção civil
• Solados
• Vasos
• Rodapés
• Enchimentos
• Materiais promocionais
O óleo que protege o tecimento durante sua fabricação é removido nas lavadoras.
Este resíduo é usado como:
• Matéria-prima para produtos para estética automotiva
Materiais plástico, papéis, papelão, entre outros; são direcionados para empresas especializadas em reciclagem.
A nossa coleção conta com uma linha de tecidos que possuem fio biodegradável. Esta tecnologia permite que o fio de poliamida se decomponha rapidamente após seu descarte correto em aterro sanitário, ao contrário das fibras comuns, que demoram décadas para entrar em decomposição. Continuamos investindo em pesquisas e tecnologias para ampliar o nosso portfólio de produtos sustentáveis, garantindo menos impactos negativos ao meio ambiente e um mundo melhor para as gerações futuras.
Produtos com certificações como a ZDHC (Zero Discharge of Hazardous Chemicals) seguem rigorosos padrões que eliminam ou restringem o uso de substâncias químicas perigosas em toda a nossa cadeia de produção.
OEKO-TEX® STANDARD 100 é um selo para têxteis testados para substâncias nocivas. Ele define a referência para a segurança têxtil. Cada item com o selo STANDARD 100 é certificado por ter passado nos testes de segurança para a presença de substâncias nocivas.
Mais de 100 parâmetros são exaustivamente analisados nas investigações de institutos de pesquisa independentes. Estas especificações estão de acordo com as exigências determinadas por lei, que são válidas em todo o mundo e readaptadas anualmente aos padrões técnicos e científicos vigentes.